Quando um projeto difícil fracassa ou ocorre um grande revés, as reações revelam tudo. Um funcionário fica na defensiva, enxergando o impasse como um fracasso pessoal. Por outro lado, outro começa a fazer novas perguntas, tratando o obstáculo como o verdadeiro ponto de partida.
E, nesse contexto, tudo se resume à diferença entre uma mentalidade fixa e uma mentalidade de crescimento.
Em uma mentalidade de crescimento pessoal, busca-se a realização individual. No entanto, em um ambiente corporativo, essa mentalidade assume um formato exclusivamente diferente. Uma mentalidade de crescimento empresarial é construída em torno do crescimento da empresa como um todo.
Como resultado, organizações que cultivam uma mentalidade de crescimento no local de trabalho formam equipes capazes de resolver problemas mais complexos. De fato, segundo uma pesquisa da TalentLMS sobre Mentalidade de Crescimento, 80% dos executivos afirmam que esse tipo de mentalidade contribui diretamente para o aumento da receita.
O que é uma mentalidade de crescimento?
Uma mentalidade de crescimento rejeita a ideia de que talento ou habilidades são características fixas. Em vez disso, acredita que a dedicação e o esforço contínuo ajudam a desenvolver competências e a superar situações desafiadoras.
O termo foi cunhado pela pesquisadora Carol Dweck em 2012 e gira em torno da crença de que “tornar-se é melhor do que simplesmente ser”.
Mas afinal, o que significa realmente ter uma mentalidade de crescimento? Exemplos de mentalidade de crescimento incluem abraçar desafios, aceitar feedbacks e adaptar-se às mudanças.
Na prática, a diferença se manifesta quando, por exemplo, uma equipe de vendas com mentalidade fixa encara uma meta perdida como um veredicto final sobre sua capacidade. Enquanto isso, uma equipe com mentalidade de crescimento vê essa mesma falha como um dado valioso, perguntando: “Qual parte do nosso processo podemos testar e melhorar amanhã?”
Quais são as cinco características de uma mentalidade de crescimento?
Uma mentalidade de crescimento é construída a partir de hábitos intencionais fundamentados na crença central de melhoria contínua, um conceito explorado em pesquisas da Southern New Hampshire University.
De acordo com esse estudo, foram identificadas 5 características principais que estão frequentemente presentes em pessoas com uma forte mentalidade de crescimento.
A característica mais comum é abraçar desafios. Uma pessoa com mentalidade fixa vê uma tarefa difícil fora da sua zona de conforto e pensa: “Isso não é minha responsabilidade.” Em contraste, alguém com mentalidade de crescimento olha para a mesma tarefa e pergunta: “O que posso aprender ao tentar?”
Além disso, abraçar desafios exige uma crença profunda na persistência e em enxergar o esforço como o caminho para a maestria. Quando um projeto não dá certo, a resposta é reexaminar os dados, entrevistar outro grupo de clientes ou criar um protótipo menor para testar uma nova hipótese — encarando os obstáculos como desvios, não como becos sem saída.
E finalmente, todo esse sistema é alimentado por uma fome de feedback e pela capacidade de aprender com críticas. Ter uma mentalidade de crescimento significa acreditar que uma crítica não é um ataque pessoal, mas sim uma lição gratuita. É a diferença entre perguntar: “Como me saí?” e a pergunta muito mais poderosa: “O que eu poderia fazer melhor?”

Como uma mentalidade de crescimento beneficia o local de trabalho?
Uma mentalidade de crescimento transforma diretamente toda a cultura organizacional, mudando de uma “cultura da prova” para uma “cultura da melhoria”. Ou seja, a primeira faz com que os colaboradores estejam sempre defendendo seus talentos existentes. Por outro lado, a segunda foca no desenvolvimento pessoal e profissional de forma coletiva, uma mudança que gera resultados de negócios poderosos e multiplicadores.
Impulsiona o desempenho e a inovação
A inovação depende da tomada de riscos inteligentes, algo impossível em uma cultura paralisada pelo medo de errar.
Em contrapartida, quando as equipes são incentivadas a experimentar e aprender com o que não funciona, elas descobrem mais rapidamente o que dá certo. Esse processo se torna, então, o verdadeiro motor da resolução criativa de problemas e do desempenho excepcional.
Forma equipes resilientes e engajadas
A liberdade para falhar é a base da segurança psicológica. Quando os erros são vistos como dados e não como acusações pessoais, os colegas passam a colaborar com mais honestidade e confiança. Como resultado, surge uma equipe resiliente, engajada e com senso claro de responsabilidade.
Gera uma verdadeira adaptabilidade
Promover uma mentalidade de crescimento cria a vantagem competitiva mais valiosa de todas: a verdadeira adaptabilidade.
Uma organização repleta de pessoas inovadoras, engajadas e resilientes não teme mudanças no mercado ou novas tecnologias. Pelo contrário, vê a mudança não como uma ameaça a ser suportada, mas como um novo conjunto de problemas a serem solucionados.
Como promover uma mentalidade de crescimento no local de trabalho
Os colaboradores estão altamente sintonizados com a cultura da empresa. Eles prestam atenção ao que os líderes dizem, mas ainda mais ao que a empresa realmente recompensa ou pune. Por esse motivo, não se pode declarar uma cultura de crescimento na segunda-feira e, na sexta-feira, elogiar apenas os projetos mais seguros ou punir quem falhou.
Fomentar uma verdadeira mentalidade de crescimento exige, portanto, mudar de forma intencional as ações da liderança, as normas culturais diárias e os sistemas formais que reconhecem valor.
Então, como cultivar uma mentalidade de crescimento e a cultura de aprendizagem que a acompanha?
Modele a partir do topo
Os líderes devem se tornar os aprendizes mais visíveis da sala, admitindo abertamente quando estão errados e discutindo ativamente as habilidades que estão tentando desenvolver. Além disso, eles podem usar e modelar críticas construtivas para demonstrar como uma postura positiva pode ajudar a alcançar o sucesso.
Essa vulnerabilidade pública dá permissão à organização inteira para priorizar o crescimento em vez da perfeição.
Como afirma Neena Newberry no episódio What most leaders get wrong — and how to do it right do podcast da TalentLMS, “Alguns dos líderes mais poderosos e influentes, na minha opinião, são aqueles que estão dispostos a dizer quando não sabem algo, quando algo é realmente desafiador ou quando não têm todas as respostas, e precisam abrir a discussão para mais pessoas e obter mais contribuições.”
Como modelar uma mentalidade de crescimento como líder – Líderes podem compartilhar uma história sobre como suas habilidades de pensamento crítico foram insuficientes em determinado projeto, mas como, por meio de esforço consciente e programas de treinamento, conseguiram preencher essa lacuna. – No início de uma reunião semanal da equipe, os gerentes podem dedicar dois minutos para falar sobre um erro que cometeram naquela semana e o que aprenderam com ele. |
Construa uma cultura de feedback seguro
Um feedback honesto só pode existir dentro de uma cultura de segurança psicológica absoluta.
De fato, o impacto desse tipo de segurança psicológica é difícil de superestimar. Quando o Projeto Aristóteles do Google estudou suas equipes de maior desempenho, a segurança psicológica foi a qualidade compartilhada mais importante.
Além disso, os líderes podem atender a essa necessidade de segurança e aproveitar um público já receptivo, visto que 65% dos funcionários afirmam que gostariam de receber mais feedback.
Como construir uma cultura de feedback seguro – Reformule os estressantes “post-mortems” como “revisões de aprendizagem” colaborativas e normalize o feedback transformando-o em um hábito previsível. – Termine todas as reuniões individuais com a mesma pergunta: “O que eu poderia fazer melhor para apoiá-lo?” |
Recompense o processo, não apenas os resultados
Em primeiro lugar, uma cultura de crescimento morre se apenas vitórias perfeitas forem elogiadas. Os gestores devem ser treinados para usar uma linguagem específica que valorize o trabalho inteligente, mesmo diante de um fracasso.
Por exemplo: “O resultado não foi o que esperávamos, mas sua análise de dados foi inovadora. Vamos usar exatamente esse processo no próximo projeto.”
Além disso, conecte esse reconhecimento a um investimento tangível em oportunidades de desenvolvimento profissional.
Vale destacar também que sua equipe está pronta para esse investimento. No mesmo relatório da TalentLMS sobre Mentalidade de Crescimento, observamos que 77% dos colaboradores acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de um processo de aprendizagem corporativa.
Como recompensar o processo, e não apenas os resultados – Sistematize essa prática adicionando uma seção de “Principais Aprendizados” a cada relatório de projeto, tornando a discussão sobre o que foi aprendido tão importante quanto as métricas finais. – Comemore os esforços dos colaboradores nos canais da empresa, mesmo quando isso significa que participaram de projetos malsucedidos ou cujos resultados foram abaixo do ideal. |
Treine os funcionários para uma mentalidade de crescimento
Você pode argumentar que uma mentalidade de crescimento não pode ser treinada de forma inerente. No entanto, é justamente aí que você se enganaria. A essência de uma mentalidade de crescimento é que tudo pode ser treinado. Sendo assim, por que não uma mudança de mentalidade?
Para compreender isso melhor, é importante entender que uma mentalidade de crescimento é, simplesmente, a soma de um conjunto de habilidades. Entre essas competências essenciais, destacam-se aquelas que você pode (e deve) treinar: escuta ativa, adaptabilidade, pensamento criativo, pensamento crítico, inteligência emocional, flexibilidade, definição de metas, persistência, resolução de problemas, resiliência, receptividade a feedback e autorreflexão (entre muitas outras).
Treine os funcionários para uma mentalidade de crescimento – Invista em ferramentas que promovam o desenvolvimento contínuo, como uma plataforma LMS para treinamentos contínuos, a fim de fomentar ainda mais uma cultura de mentalidade de crescimento. – Mapeie as habilidades necessárias para cultivar essa cultura (conforme listado anteriormente), utilizando um modelo de análise de lacunas de habilidades ou uma ferramenta específica que mapeia talentos rapidamente, identifica lacunas de competências com facilidade e atribui treinamentos em poucos cliques. |
Promova uma mentalidade de crescimento com uma plataforma projetada para o crescimento
Crie, entregue e monitore o treinamento da sua organização em um só lugar com o TalentLMS!

Como demonstrar uma mentalidade de crescimento no trabalho?
É fácil confundir uma mentalidade de crescimento com um tipo de personalidade.
No entanto, ela não é uma característica fixa. Na verdade, uma mentalidade de crescimento é algo que você faz, não algo que você é.
Ou seja, trata-se de um conjunto de escolhas deliberadas e observáveis que você faz todos os dias. Com isso em mente, com o treinamento e os recursos adequados, é possível desenvolver as habilidades relevantes tanto para sua equipe quanto para a organização como um todo.
Esteja pronto para encarar desafios (não fuja deles)
Demonstrar uma mentalidade de crescimento começa na forma como você encara e inicia seu trabalho. Portanto, participe ativamente e se voluntarie para aquela tarefa difícil que os outros tendem a evitar.
Nesse sentido, questione: “Que nova habilidade posso desenvolver ao assumir essa responsabilidade?”
Além disso, em reuniões, direcione verbalmente o foco da equipe de “Alcançamos a meta?” para “Como podemos melhorar nosso processo para chegar até lá?”
Como resultado, um forte foco na agilidade de aprendizagem é o que separa os futuros líderes do restante. De fato, um estudo da Korn Ferry identificou essa característica como um dos maiores preditores de sucesso em liderança no longo prazo.
Encare o fracasso como uma oportunidade de aprendizado
O sinal mais visível da sua mentalidade é a forma como você reage quando algo dá errado. Nesse contexto, uma mentalidade de crescimento abraça os desafios, substituindo a culpa e a frustração pela curiosidade.
Em vez disso, ao invés de dizer “O projeto fracassou”, pratique reformular a situação como: “Essa tentativa nos ensinou que nossa suposição inicial estava errada.” Como recomendação, mantenha um “registro de aprendizados” pessoal para anotar uma lição importante de cada contratempo.
Como resultado, esse hábito diário transforma a reflexão em um bem tangível e comprova que você enxerga o fracasso como uma forma de aprendizado, e não como um veredito final.
Busque e utilize feedback
Uma mentalidade de crescimento é proativa. Ou seja, ela busca feedback e oportunidades de aprendizado em vez de esperar que sejam atribuídos.
Em vez de aguardar pela sua avaliação anual, procure um colega de confiança após uma apresentação e pergunte: “O que eu poderia ter feito de diferente para melhorar isso?” Em seguida, como resultado, coloque visivelmente em prática o conselho que recebeu.
Além disso, esse compromisso com o aprendizado contínuo é algo que as empresas exigem. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, mais da metade de todos os colaboradores precisará de requalificação significativa nos próximos anos, o que reforça que o aprendizado autodirigido é uma necessidade para o crescimento na carreira.
Colabore e compartilhe conhecimento
Você deve transformar sua mentalidade individual em um ativo coletivo para a equipe.
Por isso, compartilhe ativamente o que aprendeu com um novo curso ou uma tarefa desafiadora. Quando um colega obtiver sucesso após um longo período de esforço, elogie publicamente sua persistência e dedicação em um canal da equipe.
Como resultado, sua forma positiva de encarar os desafios e o reconhecimento público pelos processos dos outros podem elevar a dinâmica de toda a equipe, promovendo o tipo de colaboração que faz as organizações prosperarem.
Reflita e ajuste
Finalmente, você deve refletir regularmente sobre seu progresso e identificar áreas nas quais pode melhorar. Além disso, é fundamental estar sempre disposto a ajustar suas estratégias e abordagens com base no feedback e nos treinamentos que recebe.
Como resultado, ao refletir e ajustar constantemente, você continuará se esforçando para aprender e crescer, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Aproveite o poder de uma mentalidade de crescimento
Responder à pergunta de como desenvolver uma mentalidade de crescimento é apenas uma peça de um quebra-cabeça maior.
Na verdade, o verdadeiro trabalho é construir uma organização capaz de se reinventar constantemente. Como escreveu o futurista Alvin Toffler: “Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender.”
Portanto, a principal função de qualquer líder moderno não é apenas gerenciar pessoas, mas liderar o aprendizado.
Para isso, facilite o aprendizado para sua equipe e sua empresa com um LMS. Um LMS pode ajudar a criar, entregar e acompanhar treinamentos, tudo em um só lugar. Cada funcionário recebe um caminho claro para o desenvolvimento de carreira. E cada líder obtém uma visão clara das habilidades da sua equipe.
Você está pronto para construir uma cultura de aprendizado com o TalentLMS? Comece gratuitamente, clique aqui!

Autoria do Artigo:
Marialena Kanaki – Gerente de Marketing de Conteúdo
Marialena odeia falar sobre si mesma na terceira pessoa. Ela adora inspirar as pessoas com autenticidade e prioriza isso em todo o seu conteúdo — sem a necessidade de truques ou disfarces.
Link para o artigo original em inglês: https://www.talentlms.com/blog/growth-mindset-workplace/
Imagens versão GuiaLMS por Rawpixel.com e Freepik