É uma manhã típica de segunda-feira. Você entra no escritório com seu café em mãos, pronto para encarar a carga de trabalho da semana. Mas, ao se sentar na sua mesa, percebe uma sensação crescente de pânico se espalhando pela sua equipe.
Você esqueceu que a nova atualização de software foi lançada no fim de semana, e ninguém sabe como usar a versão atualizada. Aí começa o suor frio e longos períodos ouvindo música de espera… enquanto todos tentam freneticamente ligar para o suporte de TI.
Esse cenário é muito comum em empresas que não priorizam o treinamento de funcionários. E essa é apenas uma maneira pequena entre muitas outras maiores relacionadas à importância de treinar funcionários.
Vamos descobrir como o treinamento e o desenvolvimento de funcionários beneficiam todos os envolvidos.
Qual é a importância de treinar funcionários?
Treinar funcionários é o processo de equipá-los com as habilidades e o conhecimento necessários para desempenharem suas funções de maneira eficaz.
Investir no treinamento de funcionários também os prepara para enfrentar qualquer desafio que surja.
Por exemplo, você pode incluir algum treinamento em software para preparar os funcionários para novas ferramentas antes que eles sobrecarreguem a equipe de TI.
É um investimento na força de trabalho que rende dividendos em termos de aumento de produtividade, melhoria de desempenho, maior retenção de funcionários e muito mais.
É importante entender que o treinamento de funcionários faz parte de um processo maior chamado treinamento e desenvolvimento (T&D). E, embora estejam interligados, são diferentes.
Enquanto o treinamento de funcionários é um componente chave, T&D também inclui outros processos, como mentoria, coaching e suporte ao desempenho.
Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de funcionários?
O treinamento é parte do processo de desenvolvimento, mas existe de forma independente. O processo de desenvolvimento é composto por outros processos (um deles sendo o treinamento) que formam um todo.
O treinamento de funcionários é focado em ajudar os colaboradores a melhorarem no desempenho de suas funções. Por exemplo, quando um funcionário começa um novo trabalho, ele recebe treinamento técnico sobre o conhecimento e as habilidades básicas necessárias para começar.
O treinamento e o desenvolvimento de funcionários adotam uma abordagem de longo prazo, concentrando-se no crescimento profissional geral, desenvolvendo as habilidades existentes ou novas. Você não cria um plano de desenvolvimento completo para um funcionário apenas para uma atualização de software.
Mas você criaria um plano de desenvolvimento específico que inclui treinamento em liderança para alguém que está se preparando para se tornar gerente de equipe. O desenvolvimento de funcionários é um plano de longo prazo para ajudar um funcionário a crescer de maneira holística. Alguns exemplos de planos de desenvolvimento de funcionários incluem:
- Fechar lacunas de habilidades por meio de treinamento e desenvolvimento direcionados.
- Criar trajetórias de carreira para ajudar os funcionários a progredirem em seus cargos.
- Estabelecer programas rotacionais para funcionários que desejam ampliar suas habilidades em diferentes funções e/ou departamentos.
O desenvolvimento e o treinamento de funcionários podem se sobrepor. Isso acontece quando o crescimento de longo prazo do funcionário requer um treinamento de curto prazo para aprender ou aprimorar uma habilidade específica.
8 razões pelas quais o treinamento de funcionários é importante
A importância do treinamento de funcionários é frequentemente subestimada.
Quando uma empresa investe no treinamento de seus colaboradores, ela demonstra comprometimento e, em última análise, melhora a moral, o engajamento e a lealdade dos funcionários.
Aumento da produtividade
Funcionários bem treinados e engajados trabalham melhor. Eles cometem menos erros e concluem tarefas mais rapidamente, tornando-os mais produtivos e eficientes em suas funções.
Redução de rotatividade
Quando os trabalhadores se sentem valorizados e têm oportunidades de crescimento dentro da empresa, é mais provável que permaneçam. Nosso relatório descobriu que 41% dos funcionários planejam procurar um novo emprego em 2024 se a empresa não oferecer oportunidades de treinamento.
Atração de talentos
Priorizar o treinamento ajuda as empresas a se destacarem e a atrair e reter talentos de alto nível. Empresas com programas de treinamento eficazes são atraentes para candidatos que desejam continuar aprendendo e avançando em suas carreiras.
Preparar funcionários para o crescimento
O treinamento prepara os funcionários para novos cargos e mais responsabilidades na empresa. Funcionários bem treinados podem facilmente subir ou se mover dentro da empresa, sem a necessidade de contratação externa.
Curiosamente, o relatório de T&D da TalentLMS também mostra que os funcionários estão adotando o treinamento de habilidades de forma independente. 68% fazem treinamentos adicionais por conta própria para melhorar suas habilidades, criando seus próprios caminhos de aprendizado.
Melhoria na satisfação no trabalho
O treinamento ajuda os funcionários a desempenharem bem suas funções, o que os faz sentir-se bem com suas realizações. Como resultado, sentem-se mais engajados e apreciados pelo seu trabalho.
A pesquisa revelou que 54% disseram que sua empresa demonstra valorização investindo em oportunidades de treinamento e desenvolvimento de funcionários. Isso é uma oportunidade que as empresas deveriam aproveitar.
Redução da necessidade de supervisão
Funcionários que foram devidamente treinados necessitam de pouca supervisão. Eles têm o conhecimento necessário para lidar com as tarefas de forma independente, proporcionando-lhes autonomia e responsabilidade, tornando os processos mais eficientes.
Abordagem de lacunas de desempenho
O treinamento ajuda a identificar e abordar lacunas de habilidades na equipe. Assim, você pode designar treinamentos relevantes para garantir que os funcionários tenham as habilidades necessárias para atingir os objetivos da empresa.
Na pesquisa mais recente da TalentLMS, impressionantes 71% dos funcionários estão ansiosos por atualizações de habilidades mais frequentes. Além disso, 80% estão interessados em que as empresas invistam mais em qualificação e requalificação.
Tipos comuns de treinamento
Existem vários tipos de programas de treinamento que as organizações podem implementar, cada um com objetivos específicos e resultados esperados. Aqui estão alguns dos melhores métodos de treinamento para funcionários e o que podem oferecer:
Treinamento de integração (onboarding)
O treinamento de integração prepara os novos funcionários para o sucesso desde o primeiro dia. Quando bem feito, acelera o tempo necessário para que os recém-contratados comecem a fazer uma diferença real.
Estudos mostram que, quando os funcionários passam por uma integração estruturada, têm 58% mais chances de permanecer na empresa por pelo menos três anos. Ajustar-se rapidamente através do onboarding significa que a organização obtém um retorno mais rápido sobre o investimento na contratação.
Um programa de onboarding consiste em treinamento formal sobre responsabilidades de trabalho, ferramentas, sistemas e aprendizado informal por meio de acompanhamento, mentoria e treinamento prático. A combinação ideal ajuda os novos contratados a adquirir conhecimento enquanto desenvolvem habilidades em um ambiente de apoio.
Preste atenção a métricas como tempo até a produtividade e taxas de retenção no primeiro ano para medir a eficácia de seus esforços de integração.
Treinamento de conformidade
O treinamento de conformidade abrange diversos temas, como segurança, inclusão e cumprimento de normas específicas do setor. Quando as empresas têm conformidade adequada no local de trabalho, podem reduzir as chances de riscos.
Um estudo da Ethics & Compliance Initiative descobriu que empresas com programas de conformidade robustos tiveram muito menos problemas com má conduta e economizaram bastante em custos relacionados à conformidade.
Métricas para avaliar a eficácia do treinamento de conformidade podem incluir:
- Número de violações de conformidade e custos associados antes e depois do treinamento.
- Taxas de participação dos funcionários em um programa de treinamento de conformidade.
- Avaliações de conhecimento e taxas de aprovação.
- Pesquisas com funcionários sobre políticas e procedimentos de conformidade.
Treinamento em vendas
O treinamento em vendas abrange desde a prospecção, construção de relacionamento, até o manuseio de objeções, negociação e fechamento de vendas.
Pode ter um impacto significativo na geração de receita. De acordo com estudos do setor, empresas que investem em treinamento sólido de vendas experimentam um aumento notável em suas taxas de sucesso, com algumas organizações relatando crescimento de receita de até 20% ou mais.
A correlação direta entre o treinamento e o desempenho financeiro destaca a importância de priorizar o aprendizado contínuo para uma equipe de vendas.
O treinamento contínuo mantém os vendedores atualizados sobre tendências do setor, mudanças de mercado e preferências dos clientes. Essa abordagem melhora o desempenho dos funcionários e as vendas.
Métricas a serem acompanhadas incluem taxa de fechamento, razão de fechamento para prospecção e total de abordagens.
Treinamento em atendimento ao cliente
Um ótimo atendimento ao cliente é a chave para empresas construírem relacionamentos duradouros e criarem clientes leais.
Esse treinamento ensina aos funcionários habilidades como escuta ativa, empatia, resolução de problemas e comunicação eficaz.
Treinamentos de atendimento ao cliente bem feitos geram um efeito cascata. Clientes satisfeitos têm maior probabilidade de permanecer leais a uma marca e recomendá-la a outros. Uma forte reputação de excelente atendimento ao cliente pode ser um poderoso diferencial no mercado competitivo atual.
As empresas podem acompanhar o impacto do treinamento em suporte ao cliente monitorando métricas como:
- Pontuações de satisfação do cliente
- Taxas de retenção de clientes
- Avaliações on-line
- Depoimentos
No entanto, o tipo de treinamento que você oferece não é o único aspecto essencial. Também é necessário considerar a técnica ou método de treinamento utilizado, dependendo de quem você está treinando. Por exemplo, um treinamento on-line e assíncrono pode ser melhor para treinamentos mais técnicos. Enquanto o treinamento de habilidades interpessoais, como liderança ou tomada de decisões, pode exigir uma abordagem diferente.
Criando cursos que se fixam: A importância de um programa de treinamento envolvente
Há uma importância crescente em treinar funcionários com conteúdo que seja não apenas útil, mas também envolvente.
No nosso mundo digital, a forma como apresentamos o conteúdo e engajamos os aprendizes precisa ser realmente interessante para capturar a atenção das pessoas e envolvê-las.
E se o treinamento não for eficaz? Será uma perda de tempo e dinheiro.
Além dessas razões, há muitos outros benefícios.
Por que é importante criar um conteúdo envolvente?
Um programa de treinamento envolvente ajuda você a alcançar várias coisas.
Ajuda na retenção e aplicação
Em primeiro lugar, ajuda os funcionários a reter e aplicar melhor o conhecimento.
Quando as pessoas se lembram do que aprenderam, elas podem aplicar mais disso em seu trabalho.
Aumenta ainda mais a motivação e a satisfação dos funcionários
Com base em dezenas de relatórios, o treinamento é um grande impulsionador da motivação e da satisfação no trabalho.
Ao tornar o treinamento divertido e interativo, os funcionários ficarão empolgados em aprender no trabalho.
Os efeitos só podem ser positivos.
Cria uma cultura de aprendizado contínuo
Aprendizes que gostam do conteúdo e acham fácil de absorver são mais propensos a se engajar no treinamento. Quanto mais engajados eles estiverem, melhor reterão a informação e farão dela parte de seu crescimento contínuo.
Promove melhor colaboração
O treinamento pode ajudar os funcionários a trabalharem melhor em conjunto, pois precisam participar de discussões em grupo e projetos colaborativos.
Essas atividades ajudam as pessoas a aprender e construir relacionamentos mais fortes. Também tornam o ambiente de trabalho mais agradável.
Atrai e retém mais talentos
Um programa de treinamento envolvente é uma ótima maneira de atrair e reter os melhores talentos. Os funcionários realmente valorizam oportunidades de crescer e se desenvolver.
No entanto, lembre-se de que uma força de trabalho diversificada exige que você personalize o conteúdo para diferentes estilos de aprendizado. Quanto mais personalizado for o treinamento, mais eficaz ele será.
Isso nos leva ao próximo ponto importante sobre a criação de cursos de treinamento eficazes: personalização.
Como criar e facilitar programas de treinamento envolventes
Criar um programa de treinamento ajudará você de muitas maneiras, mas essa é apenas metade da batalha. A outra parte é manter os alunos engajados.
Importância da aprendizagem personalizada
Criar um programa de treinamento é o primeiro nível, torná-lo envolvente é o segundo, e o último nível é a personalização: a última peça do quebra-cabeça, por assim dizer, mas uma das mais importantes.
A aprendizagem personalizada ajuda a desbloquear níveis mais altos de engajamento e retenção, levando, em última análise, a melhores resultados.
Um aspecto chave da aprendizagem personalizada é a criação de trajetórias de aprendizado personalizadas. Em vez de uma abordagem única para todos, as trajetórias de aprendizado personalizadas são relevantes para os papéis, objetivos e níveis de conhecimento existentes dos funcionários.
Outra ferramenta poderosa no arsenal de aprendizagem personalizada são as atribuições de cursos recomendadas. Usando dados e análises, o software de treinamento de funcionários pode sugerir cursos ou módulos que estejam alinhados com as necessidades de desenvolvimento, interesses ou lacunas de desempenho de um funcionário.
IA como uma forma de agilizar a implementação de programas
A inteligência artificial (IA) pode ajudar na criação de programas de aprendizado para funcionários.
Um dos principais benefícios da IA no treinamento de funcionários é sua capacidade de ajudar a criar trajetórias de aprendizado personalizadas.
A IA também pode automatizar a criação de conteúdos de treinamento que sejam inclusivos e acessíveis.
Além disso, com a ajuda da IA, você pode obter feedback em tempo real sobre o desempenho dos funcionários.
Revisão dos resultados
Mesmo os programas mais bem projetados podem se beneficiar de uma revisão periódica e adaptação com base nos resultados do mundo real e no feedback.
Uma métrica útil para monitorar é a taxa de conclusão. Baixas taxas de conclusão podem indicar que o conteúdo, formato ou método de entrega não estão ressoando com os aprendizes. Talvez o material seja muito denso ou entediante, o ritmo esteja errado ou o meio (por exemplo, vídeo versus texto) não esteja alinhado com as necessidades dos aprendizes.
Não tenha medo de fazer ajustes com base nesses dados. Atualizar o conteúdo com exemplos mais envolventes, dividi-lo em módulos mais curtos ou experimentar diferentes tipos de mídia pode melhorar drasticamente as taxas de conclusão.
Além disso, pode ser necessário pensar se o programa está atendendo às necessidades de seu público-alvo. Talvez certos segmentos de aprendizes precisem de mais conhecimento básico ou contextos diferentes para tornar o material relevante.
Prepare sua empresa para capitalizar os benefícios do treinamento
Entender a importância de treinar funcionários é o primeiro passo para criar um programa de treinamento bem estruturado.
Programas de treinamento eficazes são construídos para serem envolventes, personalizados e impactantes.
Feito corretamente e incorporado à cultura da empresa, isso ajuda a melhorar a retenção de funcionários, o desempenho, o engajamento e muito mais. Também demonstra à sua equipe que você se preocupa com o desenvolvimento de suas carreiras.
Implementar esses programas já é um desafio por si só, sem mencionar o planejamento de programas personalizados e o monitoramento das métricas de aprendizado. Usar um sistema LMS pode ajudar.
Um LMS, como o TalentLMS, ajuda a acelerar o seu treinamento. Com recursos impulsionados por IA e funcionalidades de personalização, você dará o pontapé inicial no seu treinamento e acelerará o crescimento do seu negócio.
Invista no treinamento de funcionários hoje e veja o crescimento da sua equipe impulsionar sua empresa a novos patamares.
Autoria do Artigo
Marialena Kanaki – Gerente de Marketing de Conteúdo
Marialena odeia falar sobre si mesma na terceira pessoa. Ela adora inspirar as pessoas com autenticidade e prioriza isso em todo o seu conteúdo — sem a necessidade de truques ou disfarces.
Link para o artigo original em inglês: https://www.talentlms.com/blog/importance-of-training-employees/
Imagens versão GuiaLMS: Adobe Stock – Licença Padrão