Guia LMS

Relatório Anual de Benchmarking de T&D de 2024 da TalentLMS

O relatório revela como quatro gerações de funcionários enxergam o aprendizado no ambiente de trabalho e o que esperam dele. Explore o impacto das mudanças em T&D ao longo do tempo na satisfação, nas habilidades e na retenção da força de trabalho. Além disso, conheça as 5 principais tendências de T&D para 2025.

Obtenha o relatório

Divisão de sentimento geracional: a Geração Z é a menos satisfeita com os programas de treinamento, enquanto os Millennials são os mais satisfeitos.


Principais destaques

A IA ultrapassa o treinamento

Quase metade dos funcionários afirma que a IA está avançando mais rápido do que os programas de treinamento de suas empresas conseguem acompanhar.

Treinamento de liderança em foco

Pelo segundo ano consecutivo, os funcionários classificam o treinamento de liderança como sua principal prioridade de desenvolvimento.

Habilidades em queda livre

Mais de 4 em cada 10 funcionários acreditam que as habilidades de trabalho estão perdendo relevância mais rapidamente devido aos avanços tecnológicos.

Mais descobertas da pesquisa

Satisfação com o treinamento

Os Millennials são a geração mais satisfeita com os treinamentos, com uma taxa de satisfação de 83%. Eles são seguidos pela Geração X (78%) e pelos Baby Boomers (77%). A Geração Z fica atrás com 75% de satisfação, além de apresentar a maior taxa de insatisfação (13%) entre todas as gerações.

O potencial inexplorado do T&D

Apesar da alta satisfação dos funcionários com os treinamentos, os programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) nas empresas estão longe de serem perfeitos. Os funcionários entrevistados identificaram muito potencial não explorado: 63% afirmam que os programas de treinamento em suas empresas poderiam ser melhorados.


Curiosidades da pesquisa: Barreiras, prioridades e considerações sobre IA em T&D

Risco de retenção da Geração Z

37% da Geração Z buscará um novo emprego em 2025 se sua empresa não oferecer oportunidades adequadas de treinamento.

Navegando pelos dilemas da IA

65% dos funcionários desejam treinamento sobre como usar a IA de forma segura e ética, demonstrando preocupações tangíveis e imediatas com a IA.

Um obstáculo oculto para o treinamento

23% dos funcionários hesitam em solicitar treinamento adicional de que precisam porque a disponibilidade do orçamento não está clara.

Lacuna geracional na comunicação

No geral, 23% dos funcionários acham desafiador se comunicar com colegas que não são de sua faixa etária. Além disso, a análise geracional revela uma lacuna oculta. Para a Geração Z, o desafio é maior: 33% têm dificuldades com a comunicação entre gerações. Os trabalhadores mais jovens têm 3 vezes mais chances do que os Baby Boomers, 1,5 vezes mais do que a Geração X e 1,3 vezes mais do que os Millennials de achar difícil se comunicar com diferentes gerações no trabalho.

Impacto da IA nas habilidades dos funcionários

42% dos funcionários relatam que as ferramentas de IA têm um impacto positivo em suas habilidades. No entanto, o impacto negativo da IA, embora geralmente baixo (5%), apresenta diferenças significativas para os funcionários mais jovens. A Geração Z tem 3 vezes mais chances (9%) de afirmar que a IA prejudica suas habilidades do que a Geração X (3%) e 2,2 vezes mais do que os Millennials (4%) e os Baby Boomers (4%). Isso pode indicar um padrão emergente de declínio de habilidades em uma geração que depende cada vez mais da IA.

Ferramentas de IA no trabalho: Uma área cinzenta

Apesar dos enormes investimentos em ferramentas de IA, os dados mostram que as organizações carecem de clareza sobre como os funcionários podem aproveitar essas ferramentas. A maioria dos funcionários entrevistados (54%) relata que suas empresas não possuem diretrizes sobre o uso de ferramentas de IA. Como resultado, eles ficam por conta própria para descobrir se e como integrar a IA em seu trabalho. Ainda mais surpreendente, 11% dos trabalhadores entrevistados afirmam que o uso de ferramentas de IA é totalmente proibido em suas empresas. Por outro lado, de forma positiva, 35% dos funcionários são incentivados por suas empresas a utilizar ferramentas de IA.


Pontos de pesquisa: Prioridades de treinamento para o futuro

Prontos para o futuro do trabalho

68% dos funcionários estão mais preparados para o futuro do trabalho devido aos treinamentos que receberam.

Treinamento em saúde mental

A Geração Z é a única geração a classificar o treinamento em saúde mental entre suas três principais prioridades de desenvolvimento.

Prioridades de habilidades dos funcionários

As três principais prioridades de treinamento dos funcionários para 2025 são liderança e gestão, soft skills e habilidades digitais.

Baixe o relatório completo

T&D é essencial para impulsionar o sucesso organizacional. Utilize os insights do relatório para potencializar suas iniciativas de crescimento.

Obtenha o relatório


Autoria do artigo

Link para o artigo original em inglês: https://www.talentlms.com/research/learning-development-research-2025

Imagens exclusivas versão GuiaLMS por pressfoto no Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *