Vamos supor que você contrate uma equipe de chefs de classe mundial para um grande evento, mas eles só sabem cozinhar com lenha. Em um mundo agora dominado por fogões e fornos, isso pode ser um problema.
Eles podem ser ótimos, mas não estão preparados para a cozinha moderna ou para o seu evento. O mesmo vale para a sua equipe.
Mesmo as pessoas mais talentosas podem começar a ficar para trás se não continuarem aprendendo e se desenvolvendo. No entanto, em um mundo onde a única constante é a mudança, manter as habilidades da sua força de trabalho afiadas pode parecer uma batalha difícil.
Mas aqui está a boa notícia: Treinamento e Desenvolvimento (T&D) é como você ajuda a aprimorar as habilidades dos seus chefs (e funcionários) para enfrentar qualquer desafio que possam encontrar ou para se tornarem melhores no que fazem. Trata-se de criar uma experiência de aprendizado cinco estrelas que ajuda sua equipe a crescer, se adaptar e brilhar.
O que é T&D?
Treinamento e Desenvolvimento é um plano estratégico de longo prazo para ajudar os funcionários a melhorar seus conhecimentos e habilidades. Inclui muitos componentes que ajudam os funcionários a aprender coisas novas, aprimorar suas competências e desempenhar melhor suas funções.
O Dr. Keith Keating, no podcast da TalentLMS “Keep it Simple”, apoia a ideia de que os especialistas em T&D não devem se concentrar apenas em treinamentos. Eles precisam entender as metas empresariais e alinhar o desenvolvimento dos funcionários com esses objetivos.
Os termos “treinamento” e “desenvolvimento” frequentemente são usados como sinônimos. O mesmo ocorre com “aprendizagem” e “educação” nesse contexto, mas nenhum deles é exatamente o mesmo.
O treinamento envolve adquirir conhecimento, habilidades ou atitudes por meio de experiências, leituras ou instrução.
O desenvolvimento ajuda os funcionários a fazerem melhor o trabalho atual ou os prepara para desafios ou responsabilidades futuras.
Se o treinamento de funcionários é sobre o presente, o desenvolvimento é sobre o futuro ou crescimento de longo prazo. Ele ajuda a aprofundar o conhecimento de um funcionário em uma área específica, ajudando-o a dominar uma habilidade ao longo do tempo. Também pode ajudá-lo a expandir suas habilidades, orientando-o a se ajustar às mudanças e desafios futuros.
Os programas de desenvolvimento de funcionários hoje são mais holísticos e refinados. Eles ajudam o funcionário a crescer profissional e pessoalmente, em vez de apenas beneficiar a empresa. Um exemplo é um programa de desenvolvimento de equilíbrio entre vida profissional e pessoal para apoiar o bem-estar dos funcionários.
O que são intervenções de T&D ?
O escopo de T&D envolve um conjunto diversificado de intervenções.
As intervenções de treinamento e desenvolvimento (TDIs) referem-se a vários programas e iniciativas projetados para ajudar você a planejar e gerenciar o desenvolvimento dos funcionários.
Essas intervenções podem assumir muitas formas, cada uma com um propósito específico e atendendo a diferentes necessidades de aprendizado.
Aqui estão alguns tipos comuns de TDIs:
- Análise de lacunas de habilidades e mapeamento de competências;
- Avaliações de necessidades de aprendizado;
- Planos de desenvolvimento de carreira;
- Programas de treinamento presenciais e on-line;
- Treinamento no trabalho e mentoria;
- Iniciativas de desenvolvimento de liderança;
- Desenvolvimento de habilidades interpessoais;
- Sistemas de gestão do conhecimento;
- Trilhas de aprendizado;
- Gestão de desempenho e ciclos de feedback.
Por que os programas de T&D são importantes?
Há algum tempo, existia uma grande lacuna de talentos na maioria das empresas. Todos procuravam os funcionários mais qualificados, o que criou uma verdadeira “guerra por talentos”, termo cunhado por Steve Harkin em 1997.
Para superar isso, as empresas finalmente começaram a olhar para o desenvolvimento de seus próprios funcionários. Pouco tempo depois, perceberam que o treinamento e o desenvolvimento têm um impacto significativo no ambiente de trabalho e podem beneficiar substancialmente a empresa.
Vamos analisar alguns benefícios principais:
Melhoria nas competências para uma vantagem competitiva
Os programas de T&D ajudam a atualizar ou adicionar novas habilidades à sua força de trabalho para que ela continue produtiva e próspera. Isso é frequentemente chamado de upskilling (aprimoramento de habilidades) e reskilling (requalificação).
Ambos contribuem para o desenvolvimento e o crescimento profissional dos funcionários, ao mesmo tempo que impulsionam o desempenho dos negócios.
Focar no desenvolvimento de carreira e no aprendizado contínuo, nos dias de hoje, prepara melhor suas equipes para o que está por vir. E, no final das contas, dará à sua empresa uma vantagem competitiva.
Aumento da produtividade e redução da rotatividade de funcionários
Programas de T&D bem projetados podem aumentar significativamente o desempenho dos funcionários e, consequentemente, a retenção de talentos.
O Dr. Keating destaca como o T&D é crucial não apenas para desenvolver funcionários, mas também para reter os melhores talentos na organização. “As pessoas estão literalmente deixando seus empregos porque não têm oportunidade de crescer e se desenvolver. Então, quem são os responsáveis por criar essas oportunidades de desenvolvimento? Nós (T&D) somos.”
Empresas que entendem a importância de treinar funcionários e colocam isso em prática são mais produtivas (17%), lucrativas (21%) e seus funcionários têm maior probabilidade de permanecer na empresa.
Desenvolve futuros líderes
Os programas de T&D podem ajudar as empresas a identificar e treinar funcionários que têm potencial para se tornarem líderes na organização.
Ter um grupo sólido de líderes é fundamental para manter os projetos no caminho certo e alinhados com as metas empresariais.
Atrai talentos de ponta
As organizações que focam em T&D geralmente são mais atraentes para quem está procurando emprego. Além disso, ajuda a mantê-los, já que mais de 90% dos funcionários dizem que permanecerão em seus empregos se tiverem oportunidades de aprendizado e crescimento.
Reduz riscos
O T&D previne problemas e reduz riscos para os funcionários e para a empresa.
Uma das formas de fazer isso é por meio do treinamento de conformidade, que ensina os funcionários sobre as regras de segurança no local de trabalho.
Funcionários, especialmente aqueles que estão prestes a ocupar cargos de gestão, também devem receber treinamento sobre ética para seu desenvolvimento profissional.
Melhora a satisfação dos clientes
No mercado atual, as pessoas esperam um serviço de alto nível, e as empresas devem oferecê-lo de forma impecável. Felizmente, o treinamento e o desenvolvimento podem afetar positivamente a satisfação da sua base de clientes.
Funcionários bem treinados estão mais capacitados para entender e atender às necessidades dos clientes, levando a experiências e fidelidade aprimoradas. Estudos indicam que, quando um funcionário experiente lida com uma solicitação de cliente, isso resulta em um aumento de 16% na satisfação do cliente.
Quais são os equívocos comuns sobre T&D e como enfrentá-los?
Há vários equívocos comuns em torno das iniciativas de T&D nas organizações.
T&D é apenas sobre sessões de treinamento
A verdade é que o T&D abrange um escopo amplo de processos que muitas vezes se assemelham a gerenciamento de projetos, planejamento e gerenciamento de empreendimentos.
Os profissionais de T&D devem ser proativos e estratégicos, e não apenas reativos, segundo o Dr. Keating. Isso significa que o T&D eficaz começa com a análise das metas estratégicas da organização e a identificação do conhecimento e das habilidades necessárias para alcançá-las.
Essa análise ajuda a criar intervenções de aprendizado direcionadas para lidar com lacunas de habilidades e capacitar os funcionários com o conhecimento e as habilidades necessárias. Quando feito corretamente, esses funcionários ajudam a alcançar as metas da empresa e impulsionam o ROI (retorno sobre investimento) da organização.
Depois, é questão de monitorar o progresso, acompanhar os resultados, estar atualizado sobre as tendências de T&D e ajustar os programas, sem mencionar todos os outros processos envolvidos.
T&D é um centro de custo, não um gerador de receita
Embora o T&D exija um investimento inicial, ele pode gerar retornos financeiros significativos.
Uma força de trabalho qualificada e engajada impulsiona um melhor desempenho empresarial, melhora a resolução de problemas, aumenta a produtividade e a satisfação do cliente — todos esses fatores contribuem para o crescimento da receita.
Um T&D eficaz também reduz a rotatividade de funcionários, que costuma ser custosa, e melhora a eficiência operacional.
Outro ponto frequentemente subestimado é como o T&D pode fomentar a inovação. Os funcionários aprendem novas habilidades e conhecimentos para explorar novas ideias, técnicas e abordagens. Isso pode levar ao desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos que geram mais lucros ou rompem mercados.
T&D beneficia apenas os funcionários
Os programas de treinamento e desenvolvimento não ajudam apenas os funcionários. Eles também criam uma força de trabalho mais qualificada, flexível e preparada para o futuro. Como resultado, isso impulsiona o desempenho da empresa e a ajuda a alcançar suas metas.
Os resultados de T&D são difíceis de medir
Os líderes empresariais muitas vezes se preocupam que ver o valor do treinamento e desenvolvimento seja difícil. No entanto, se você tiver as métricas corretas, poderá medir o impacto e o ROI dos programas de T&D de forma bastante precisa.
Por exemplo, as organizações podem acompanhar e analisar:
- Pontuações de engajamento dos funcionários: Elas geralmente melhoram após intervenções bem-sucedidas de T&D.
- Taxas de retenção de funcionários: Essas devem aumentar devido aos programas de T&D.
As melhorias no desempenho também podem ser medidas por meio de diversos meios, como:
- Avaliações de habilidades
- Avaliações de projetos
- Pontuações de satisfação do cliente
- Taxas de conclusão de tarefas
O Dr. Keating defende que o verdadeiro impacto de T&D muitas vezes vai além das métricas financeiras tradicionais e inclui benefícios intangíveis, como o crescimento dos funcionários e a inovação: “Muito do que fazemos não pode ser quantificado de uma perspectiva de modelagem de ROI. […] Então, para mim, trata-se de valor e impacto: Que valor estamos gerando? Que impacto estamos tendo?”
T&D é necessário apenas para novos contratados
O treinamento e o desenvolvimento eficazes devem ser contínuos para todos os funcionários, independentemente do tempo de casa ou do cargo, e não se limitar ao processo de integração.
Esforços contínuos de upskilling e reskilling ajudam as organizações a se manterem ágeis e adaptáveis frente aos avanços em IA e outros acontecimentos.
Exemplos de programas de T&D
Organizações bem-sucedidas sabem que investir em treinamento e desenvolvimento é investir em si mesmas.
Programa Career Choice da Amazon
A Amazon tem um programa especial chamado “Career Choice”. Esse programa financia funcionários que desejam obter certificados, diplomas ou graus técnicos em áreas de alta demanda.
Os funcionários podem estudar qualquer área de alta demanda que desejarem, mesmo que seja diferente de seu trabalho atual na Amazon. Isso apoia o crescimento dos funcionários e ajuda a Amazon a criar um pipeline de talentos para várias funções dentro da empresa.
Trailhead da Salesforce
O “Trailhead” da Salesforce é uma plataforma de aprendizado gamificada que oferece uma ampla variedade de cursos e certificações tanto para funcionários quanto para clientes.
A gamificação torna o aprendizado divertido e interessante. Isso motiva os funcionários a continuarem aprendendo novas habilidades. A plataforma também oferece medalhas e pontos aos alunos que completam as tarefas, como um incentivo adicional.
Centro de Liderança para Inclusão da Deloitte
O Centro de Liderança para Inclusão da Deloitte é um programa especializado de T&D focado no desenvolvimento de capacidades de liderança inclusiva. Ele oferece workshops, experiências práticas e recursos on-line que ajudam os líderes a aprender sobre e lidar com preconceitos ocultos.
O programa também ajuda os líderes a construir equipes inclusivas e a criar um ambiente de trabalho onde diferentes ideias sejam respeitadas.
4 práticas recomendadas de T&D que você deve considerar
Através de tentativa e erro, muitas práticas recomendadas para T&D surgiram. Felizmente, essas ajudam a guiar as empresas em direção ao sucesso em T&D.
1. Alinhe os programas de T&D com as metas empresariais
Quando os programas de treinamento dos funcionários estão vinculados às metas da empresa, cada etapa do aprendizado leva você mais perto de sua visão. Você pode criar cursos que ensinem habilidades e impulsionem o desempenho, a inovação e o crescimento nas principais áreas da empresa.
Você também pode alinhar o treinamento dos funcionários com o sucesso da empresa para criar uma situação de ganho mútuo, onde os funcionários prosperam e a empresa decola.
2. Adote abordagens de aprendizado combinado
Os métodos tradicionais de treinamento em sala de aula não são mais necessários. Seu T&D deve consistir em abordagens de aprendizado combinado para impulsionar o engajamento e os resultados.
Abordagens variadas não só ajudam a engajar, mas também oferecem benefícios únicos. Por exemplo, cursos de treinamento on-line podem ajudar com o engajamento do material teórico, enquanto simulações e dramatizações podem ser úteis para a aplicação de habilidades.
3. Use tecnologia e ferramentas digitais
Use softwares modernos de treinamento de funcionários em seus programas de T&D para tornar o aprendizado mais emocionante e divertido. Essas ferramentas também podem acompanhar o progresso e verificar se o programa está funcionando.
Por exemplo, considere usar:
- Um LMS para organizar, fornecer e monitorar os programas de treinamento;
- Simulações de realidade virtual para oferecer experiências de aprendizado imersivas, especialmente para tarefas complexas;
- Elementos de gamificação para adicionar características de jogos aos módulos de aprendizado, tornando-os mais envolventes;
- Aplicativos de aprendizado móvel para permitir que os funcionários aprendam em movimento;
4. Incentive o T&D contínuo
O treinamento e o desenvolvimento devem ser um processo de melhoria contínua, e não um evento único.
Para mantê-los aprendendo e crescendo, ofereça aos funcionários oportunidades de aprender por conta própria por meio de cursos on-line, webinars e plataformas. Fazer isso pode ajudar os funcionários a sentirem que têm controle sobre seu próprio desenvolvimento profissional.
Como identificar as necessidades de T&D?
Identificar as necessidades de T&D é uma das primeiras etapas em todo o processo de treinamento e desenvolvimento. Aqui, você deve ir além de apenas lacunas de habilidades e olhar para muitos aspectos de todo o ecossistema empresarial, mantendo as metas da empresa em mente.
Se você pular essa etapa, pode acabar desperdiçando tempo e recursos em programas que não resolvem os problemas reais.
- Análise de lacunas de habilidades: Ajuda a identificar quais habilidades são importantes para sua equipe e onde elas estão faltando.
- Avaliações de desempenho: Oferecem insights sobre os pontos fortes, fracos e áreas para melhoria de um funcionário.
- Avaliação das necessidades organizacionais: Determina quais habilidades e conhecimentos a organização precisa para alcançar suas metas.
- Pesquisas e feedback dos funcionários: Identificam as necessidades percebidas de treinamento, áreas de interesse e aspirações de desenvolvimento.
- Análise de tarefas de trabalho: Desmembra funções específicas em suas tarefas componentes para identificar os conhecimentos, habilidades e capacidades necessários para realizar essas tarefas de forma eficaz.
- Observação e monitoramento: Ajudam a visualizar onde treinamento ou suporte adicional pode ser necessário.
Quais são as atividades de T&D?
As atividades de T&D são as ações que os funcionários realizam para melhorar suas habilidades e conhecimentos. Essas atividades fazem parte de um plano de treinamento e desenvolvimento maior e intervenções. As atividades de T&D são esforços focados e táticos que ajudam a organização a atingir seus objetivos de treinamento e desenvolvimento.
Alguns tipos comuns de atividades de T&D que aprimoram o desenvolvimento dos funcionários incluem:
- Gestão de desempenho
- Crescimento dos funcionários
- Desenvolvimento de habilidades
- Planejamento de sucessão
- Cursos de treinamento
- Integração de novos funcionários
- Treinamento de liderança
- Gestão de mudanças
KPIs em T&D
Os dados ajudam gerentes, empresas e equipes de RH a tomar decisões baseadas em números e fatos. Com bons dados em mãos, você pode melhorar processos como o T&D.
No contexto de T&D, os KPIs funcionam como cartões de pontuação que mostram como está indo o aprendizado dos funcionários.
Embora os dados sejam valiosos, coletá-los e analisá-los pode não parecer muito atraente. Saber quais métricas acompanhar e a fórmula para cada métrica também pode ser complicado.
Para resolver ambos os problemas, você pode usar um LMS. Ele acompanha todas as métricas importantes de que você precisa (em tempo real) e as exibe em um painel de fácil compreensão que você pode consultar instantaneamente.
Algumas das métricas que você provavelmente precisará acompanhar são:
- Taxas de conclusão de treinamento: Monitoram a porcentagem de funcionários que concluíram um programa de treinamento.
- Taxas de retenção de conhecimento: Medem quanto os funcionários retêm após concluir o treinamento.
- Níveis de engajamento dos funcionários: Avaliam o quão engajados estão os funcionários com o treinamento.
- Melhorias no desempenho: Acompanhadas por meio de avaliações de habilidades e revisões de desempenho antes e depois do treinamento.
Como criar uma estratégia de T&D
Cada organização tem necessidades únicas de T&D, portanto, treinamentos genéricos não serão suficientes. Para aproveitar ao máximo o T&D, as empresas devem criar um programa de treinamento e desenvolvimento personalizado para suas necessidades.
Com isso em mente, vamos ter uma visão geral de como criar uma estratégia de T&D:
1. Defina metas organizacionais
Primeiro, é necessário entender profundamente as metas de curto e longo prazo da sua empresa. Isso ajuda a alinhar seus esforços de T&D com a estratégia empresarial.
2. Realize uma análise de lacunas de habilidades
Identifique as habilidades e competências necessárias para alcançar as metas da sua organização por meio de uma análise de lacunas de habilidades.
3. Estabeleça objetivos de aprendizado
Em seguida, defina objetivos de aprendizado específicos e alcançáveis que correspondam às habilidades necessárias e às pessoas que você pretende ajudar. Conecte esses objetivos ao que a organização deseja alcançar.
4. Escolha métodos de entrega e planeje o conteúdo
Diferentes métodos de aprendizado têm efeitos, benefícios e desvantagens diferentes. Utilizar uma abordagem variada, mas estratégica, aqui servirá melhor a todos os envolvidos. Para obter o máximo do seu programa de treinamento, você deve considerar o aprendizado personalizado para aumentar o engajamento e a retenção de conhecimento.
5. Desenvolva conteúdos e materiais
Aqui, você vai querer trabalhar com designers instrucionais para criar materiais de treinamento envolventes e úteis.
6. Implemente, gerencie, refine e meça
A última etapa, na verdade, consiste em várias etapas:
- Crie uma cultura de T&D contínuo — preparando as pessoas para aprender.
- Acompanhe a eficácia das iniciativas por meio de feedback, avaliações e métricas de desempenho.
- Adapte sua estratégia de T&D às mudanças nas necessidades da empresa e dos funcionários.
- Defina métricas para medir o ROI das suas iniciativas de T&D.
Cultive o sucesso por meio do T&D
O T&D não é apenas uma caixa a ser marcada — é uma maneira comprovada de transformar uma boa equipe em uma excelente. E é uma maneira de garantir a retenção de funcionários e o desempenho empresarial. Claro, os benefícios podem não ser instantâneos, mas os ganhos a longo prazo e o ROI valem muito a pena.
Pense nisso como um investimento de longo prazo no futuro da sua empresa, você não está apenas acompanhando a concorrência — você está definindo o ritmo!
Autoria do artigo:
Marialena Kanaki – Gerente de Marketing de Conteúdo
Marialena odeia falar sobre si mesma na terceira pessoa. Ela adora inspirar as pessoas com autenticidade. E ela prioriza isso em todo o seu conteúdo — sem a necessidade de fumaça e espelhos.
Link para o artigo original em inglês: https://www.talentlms.com/blog/learning-and-development-guide/
Imagens versão GuiaLMS: Adobe Stock – Licença Padrão