Cuide dos seus funcionários e eles cuidarão de você. É um conceito simples, mas poderoso. E um dos motivos pelos quais o bem-estar no local de trabalho é agora uma prioridade máxima. Por muito tempo, o bem-estar foi definido como a saúde mental e física dos funcionários, dois fatores extremamente importantes que contribuem para o senso de bem-estar de um indivíduo. Mas não são mutuamente exclusivos. Agora é amplamente reconhecido que existem outros fatores que contribuem para a saúde, a felicidade e a produtividade de um indivíduo no trabalho. E um grande deles é o bem-estar financeiro dos funcionários. Como é um fator relativamente novo (e frequentemente negligenciado) no campo, decidimos que era hora de colocá-lo em destaque.
O que é bem-estar financeiro?
De maneira geral, bem-estar financeiro significa ter tranquilidade em relação às questões pessoais de dinheiro. Ao aprofundar um pouco mais, os componentes principais incluem o seguinte:
- Controle: Todos nós precisamos tomar decisões sobre dinheiro quase todos os dias. Saber que você pensou e considerou bem essas decisões é uma parte importante do bem-estar financeiro.
- Segurança: A vida é cheia de eventos inesperados, e a maioria deles envolve custos. Seja uma perda de emprego, uma emergência médica ou um grande reparo em casa, ter dinheiro reservado para enfrentar períodos de incerteza promove um senso de segurança e tranquilidade.
- Liberdade: Além de fornecer os itens essenciais da vida, o dinheiro deve nos ajudar a alcançar metas pessoais diárias e estar alinhado aos nossos valores pessoais.
- Planejamento: Ter algo para almejar nos motiva a economizar. Tomar medidas para planejar o futuro é uma parte importante de sentir-se confortável com nossas finanças.
Por que o bem-estar financeiro no local de trabalho é importante?
No mundo cada vez mais comercial de hoje, mais pessoas enfrentam decisões financeiras difíceis e lidam com desafios financeiros estressantes. Mas por que isso deve importar para os empregadores? Vamos dar uma olhada.
Apoia um dever de cuidado
A maioria das empresas reconhece o papel significativo que desempenha na vida de seus funcionários e leva essa responsabilidade e dever de cuidado a sério. Em um relatório realizado pelo Chartered Institute of Professional Development do Reino Unido, 85% das organizações entrevistadas disseram que promovem ativamente o bem-estar financeiro dos funcionários porque era “a coisa certa a fazer”.
Aumenta o engajamento dos funcionários
Pesquisas indicam que as preocupações com dinheiro estão no topo da lista das preocupações mais comuns dos funcionários. Oferecer benefícios de bem-estar financeiro pode levar a níveis mais altos de engajamento dos funcionários, pois demonstra que os empregadores estão cientes dessa questão, se importam com ela e estão tomando medidas ativas para ajudar.
Combate o envelhecimento da força de trabalho
Fornecer dicas, conselhos e suporte de bem-estar financeiro para trabalhadores mais velhos significa que eles podem se preparar melhor para a aposentadoria. Isso reduz o número de funcionários que precisam continuar trabalhando simplesmente porque não podem se aposentar. E abre espaço para novos talentos.
Melhora a produtividade
Se você está preocupado, pode ser difícil se concentrar no trabalho em questão. Mais da metade de todos os funcionários da pesquisa mencionada do CIPD dizem que as preocupações financeiras os impedem de dormir bem e de ter um bom desempenho no trabalho. Tomar medidas para apoiar o bem-estar financeiro dos funcionários leva a níveis mais altos de concentração, melhor criatividade e resolução de problemas e, em última análise, maior produtividade.
Promove uma força de trabalho mais saudável e presente
Estresse, ansiedade e depressão são efeitos colaterais comuns de um bem-estar financeiro precário e também são motivos frequentes para os funcionários se ausentarem do trabalho. Por isso, é fundamental que o bem-estar financeiro dos funcionários seja um parceiro igual em sua estratégia de bem-estar, juntamente com o bem-estar mental, físico e emocional.
Como é o bem-estar financeiro no local de trabalho?
Ao criar um programa de bem-estar financeiro para os funcionários, é útil focar em duas áreas principais: Que tipo de treinamento posso fornecer? E, quais benefícios posso oferecer? Aqui estão algumas ideias que cobrem ambos os aspectos.
Treinamento de bem-estar financeiro para funcionários
1. Cultivar bons hábitos financeiros
Aprender a fazer um orçamento é um ótimo hábito a desenvolver. É uma boa maneira de manter o controle e liberar dinheiro extra para fazer mais do que importa. Melhore o bem-estar financeiro dos seus funcionários oferecendo treinamento e ferramentas para que eles possam criar um plano de orçamento sólido e aprender a segui-lo.
2. Estabelecer metas para trabalhar
O dinheiro é um meio para atingir um fim. Treine os funcionários sobre a importância de estabelecer metas financeiras alcançáveis, para que possam realizar uma ambição ou comprar algo que sempre desejaram. Ter motivação e os meios para alcançá-la é uma ótima maneira de melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários.
3. Compreender e lidar com dívidas
Dívida não é necessariamente ruim. Mas pode ser uma grande causa de estresse se não for gerida adequadamente. A boa notícia é que existem muitas técnicas práticas que você pode compartilhar com seus funcionários sobre como gerenciar dívidas. Dessa forma, você os ajudará a reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar financeiro.
4. Tomar medidas para economizar
Os benefícios de economizar são evidentes, mas poupar é mais fácil falar do que fazer. Compartilhar alguns princípios simples de economia para ajudar os funcionários a reservar um valor sensato e realista a cada mês gera uma sensação de segurança. E esta é uma das dicas de bem-estar financeiro mais importantes para incluir no seu arsenal.
5. Aprender mais sobre pensões
Contribuir para um plano de pensão para ajudar na vida após o trabalho é importante e um fator chave que melhora o bem-estar financeiro dos funcionários. Mas, ao longo dos anos, o mundo das pensões tornou-se muito mais complexo e intimidador. Ajude os funcionários a navegar pelas diferentes opções (estatal, ocupacional, pessoal) e a escolher um plano de pensão que seja adequado para eles.
Benefícios de bem-estar financeiro
1. Educação e aconselhamento
Combine um programa formal de treinamento em bem-estar financeiro com sessões de aprendizado durante o almoço, recursos, e acesso a especialistas na área.
2. Integração
Introduza o conceito e demonstre o compromisso da empresa com o bem-estar financeiro dos funcionários desde o início da jornada dos seus funcionários com você.
3. Esquemas de suporte ao estilo de vida
Ofereça soluções práticas e suporte (por exemplo, políticas de trabalho remoto ou licenças remuneradas) para ajudar os funcionários a cobrir grandes despesas, como cuidados infantis, viagens ou saúde.
4. Compra coletiva
Busque ofertas de preços em grupo para dar aos funcionários acesso a ofertas, produtos e serviços a um preço reduzido.
5. Aconselhamento e encaminhamentos individuais
Se você possui um programa de assistência ao funcionário para lidar com problemas pessoais que possam afetar negativamente o desempenho no trabalho, certifique-se de que o bem-estar financeiro dos funcionários esteja incluído.
6. Planejamento de aposentadoria
Desenvolva uma campanha interna contínua de conscientização sobre o planejamento de aposentadoria e a provisão que você oferece. Inclua sessões de treinamento aprofundadas que incentivem a participação e ilustrem os benefícios de bem-estar financeiro da sua provisão de aposentadoria.
10 dicas de bem-estar financeiro
Para ajudá-lo a criar um programa de bem-estar financeiro eficaz e envolvente para os funcionários, reunimos 10 dicas de bem-estar financeiro para colocá-lo no caminho certo.
- Alinhe o bem-estar financeiro dos funcionários à sua cultura para garantir que os benefícios possam ser personalizados para atender a diferentes necessidades.
- Faça uma pesquisa para ajudar a entender as necessidades de bem-estar financeiro dos funcionários e, em seguida, crie benefícios com esses requisitos em mente.
- Certifique-se de que as iniciativas financeiras façam parte de um programa contínuo de ofertas e não um evento único.
- Invista em uma campanha educacional para garantir que os funcionários saibam como acessar e usar todos os benefícios financeiros que você tem a oferecer.
- Incentive uma cultura de responsabilidade financeira pessoal e esteja pronto para direcionar os funcionários a fontes independentes e especializadas de aconselhamento, quando necessário.
- Crie uma justificativa e estratégia para dar suporte ao bem-estar financeiro dos funcionários. Defina benchmarks, acompanhe e avalie o sucesso e faça mudanças se algo não estiver funcionando.
- Aproveite eventos oportunos (nascimentos, casamentos, mudanças de casa) para enviar mensagens direcionadas a diferentes segmentos de funcionários.
- Atenda a todos. Lembre-se, pessoas que ganham mais ainda podem se endividar, fazer escolhas financeiras ruins e se preocupar com suas finanças.
- Crie uma rede confiável de defensores do bem-estar financeiro para compartilhar e indicar conselhos e recursos.
- Defina um programa holístico de bem-estar para funcionários. Coloque o bem-estar financeiro em destaque para que receba o mesmo nível de foco e investimento que a saúde física, social e mental.
A coisa certa a fazer
Expandir uma estratégia de bem-estar para incluir o bem-estar financeiro dos funcionários é uma situação em que todos ganham. Isso proporciona um alto valor sobre o investimento para as empresas, aumentando a produtividade, o desempenho, o engajamento e a retenção. Mas também oferece retornos valiosos para os funcionários. Ao fornecer as ferramentas e informações necessárias para que eles possam controlar suas finanças de maneira confiante e sábia, eles se sentirão mais felizes, mais seguros e melhor preparados para qualquer situação que a vida lhes traga, assim como aos seus dependentes. É por isso que estamos com os 85% das organizações que acreditam que, acima de tudo, investir no bem-estar financeiro dos funcionários é simplesmente “a coisa certa a fazer.”
Autoria do Artigo
Christina Pavlou – Ex-Gerente de Marketing de Conteúdo
Christina, ex-Gerente de Marketing de Conteúdo da Epignosis, foca em T&D, diversidade e aprimoramento do bem-estar no local de trabalho. Aprenda como melhorar o ambiente de trabalho.
Link para o artigo original em inglês: https://www.talentlms.com/blog/employee-financial-wellness/
Imagens versão GuiaLMS: Adobe Stock – Licença Padrão